Programa de disciplinas

Programa de disciplinas

Programa de Disciplinas da Física

  • Educação a Distância (64 horas):

    Apresentação e Ambientação no Solar; Introdução em EAD; Autonomia em EAD; Tecnologia da Informação e Comunicação em EAD; A Educação Baseada na Web.

    Clique aqui.

  • Introdução à Matemática (96 horas):

    Conjuntos numéricos e operações: números naturais, números inteiros, números racionais e números reais. Funções e equações: funções de 1º e 2º graus e equações do 1º e 2º graus. Razão, proporção, regra de três, geometria analítica no plano: coordenadas no plano, distância entre dois pontos, equação da reta.

    Clique aqui.

  • Matemática I  (96 horas):

    Funções; Limite e continuidade. Funções trigonométricas, exponencial e logarítmica. Derivadas e suas aplicações.

    Clique aqui.

  • Matemática II (96 horas):

    Primitivas. Aplicações da integral definida. Coordenadas polares. Métodos de integração.

    Clique aqui.

  • Física I (96 horas):

    Medições; Vetores; Movimento Retilíneo; Movimento em um Plano; Dinâmica da Partícula; Trabalho e Energia, Conservação da Energia e do Momento Linear; Colisões; Rotação; Conservação do Momentum Angular; Equilíbrio.

    Clique aqui.

  • Laboratório de Física I (64 horas):

    Paquímetro; Micrômetro; Movimento Retilíneo Uniforme; Movimento Retilíneo Uniformemente variado; 2a Lei de Newton; Colisões, Equilíbrio, Pêndulo Simples, Torque e Momento Angular, Pêndulo Físico.

    Clique aqui.

  • Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem na Adolescência (64 horas):

    Concepções básicas sobre o desenvolvimento e aprendizagem do ser humano. Conceito e características da adolescência. Desenvolvimento sócio-afetivo e cognitivo. Crises na adolescência. Fatores psicológicos no processo ensino/aprendizagem: percepção, atenção, motivação, memória e inteligência. Distúrbios na aprendizagem. Avaliação da Aprendizagem.

    Clique aqui.

  • Informática Educativa (64 horas):

    A informatização da sociedade e o desafio da inclusão digital; Definição, campo, e métodos da Informática Educativa; tendências atuais da informática educativa; Diferentes usos do computador na educação: tipos de software educativo. A informática nas escolas de ensino fundamental e médio; Introdução ao uso do computador como ferramenta no ensino de áreas específicas de conhecimento. A informática educativa e sua interdisciplinaridade.

    Clique aqui.

  • Física II (96 horas):

    Gravitação; Fluidos, Oscilações. Ondas Transversais. Ondas Longitudinais. Temperatura. Calor e Primeira Lei da Termodinâmica. Teoria Cinética dos Gases. Entropia e Segunda Lei da Termodinâmica.

    Clique aqui.

  • Laboratório de Física II (64 horas):

    Movimento Harmônico Simples; Lei de Hooke e associação de molas; Princípios de Arquimedes e Densimetria; Velocidade do Som; Termometria; Dilatação Térmica; Condutividade Térmica; Calorimetria.

    Clique aqui.

  • Matemática III (96 horas):

    Vetores; Equações de lugares geométricos; Matrizes, determinantes, sistemas de equações lineares, espaços vetoriais, transformações lineares.

    Clique aqui.

  • Física III (96 horas):

    Carga Elétrica; Lei de Coulomb; Campo Elétrico; Lei De Gauss; Potencial Elétrico; Energia Potencial Elétrica; Potencial de Cargas Puntiformes e Distribuições Contínuas de cargas; Superfícies Equipotenciais; Capacitores; Energia no capacitor; Associação de capacitores; Capacitores e Dielétricos, Corrente Elétrica; Densidade de Corrente; Resistência Elétrica, Resistividade e Condutividade; Lei de Ohm; Potência, Efeito Joule; Circuitos Elétricos de Corrente Contínua; Leis de Kirchhoff; Instrumentos de medição; Circuitos RC; Processos de Carga e Descarga de um Capacitor; Aplicações no Cotidiano.

    Clique aqui.

  • Laboratório de Física III (64 horas):

    Eletrostática, Ohmimetro, Voltímetro, Amperímetro, Potencial Elétrico e Capacitores; Lei de Ohm, Resistores Não-Ôhmicos, Leis de Kirchoff, Circuito RC, Força Magnética e Indução

    Clique aqui.

  • Psicologia da Educação II (64 horas):

    Processo de desenvolvimento humano: aspecto psicomotor, cognitivo e sócio-afetivo. Processo de comunicação humana: determinantes habilidades e dificuldades. Relações professor – aluno e identidade profissional.

    Clique aqui.

  • Física IV (96 horas):

    Campo Magnético; Força Magnética; Lei de Ampère; Lei de Indução de Faraday; Indutância. Propriedades Magnéticas da Matéria. As Equações de Maxwell. Ondas Eletromagnéticas; Natureza e Propagação da Luz; Reflexão e Refração; Interferência;. Difração; Polarização.

    Clique aqui.

  • Laboratório de Física IV (64 horas)

    Clique aqui.

     

  • Metodologia do Ensino em Física (64 horas):

    Objetivo da Educação. Currículo. Planejamento didático. Metodologia. Avaliação. Retrospectiva e prospectiva.

    Clique aqui.

  •  Matemática IV (96 horas):

    Vetores em Rn e equações paramétricas; Cálculo diferencial de funções reais de mais de uma variável;. Integração múltipla; Introdução ao cálculo de campos vetoriais.

    Clique aqui.

  • Didática I (64 horas):

    Educação e Didática na Realidade Contemporânea: O Professor, O Estudante e o Conhecimento; A Natureza do trabalho Docente; Concepções de Ensino; A Sala de Aula e seus Eventos; Planejamento e Gestão do Processo de Ensino-Aprendizagem.
    Clique aqui.

  • Aprendizagem mediada pelo computador (64 horas):

    O conceito de mediação dentro de diversas teorias da aprendizagem; Noções de software educativos e sua avaliação do ponto de vista da aprendizagem. Elaboração e aplicação de projetos educativos envolvendo software educativos no ensino de conteúdos diversos (Matemática, Ciências, Língua Portuguesa etc).

    Clique aqui.

  • Instrumentação para o Ensino de Física I (64 horas):

    Seleção e avaliação de metodologias, estratégias e recursos adequados ao ensino, nas Escolas de Ensino Fundamental e Médio, dos conteúdos de Mecânica, Calor, Termodinâmica e Ondas.Identificação de conteúdos e objetivos, estabelecendo suas implicações na Educação Científica e desenvolvimento curricular. 
    Proposição e desenvolvimento de estratégias, materiais e instrumentos de avaliação. Análise dos livros didáticos adotados nas Escolas de Ensino Fundamental e Médio.

    Clique aqui.

  • Química Geral (96 horas):

    Parte teórica: Química: Uma ciência experimental; Estequiometria; A estrutura dos átomos; Classificação periódica dos elementos; Ligações químicas; Soluções; Cinética e equilíbrio químico; Ácidos e bases; Princípios de eletroquímica; 
    Parte prática: Medidas em química; Sistema e reações químicas; Estequiometria e rendimento; Propriedades periódicas; Preparação e padronização de soluções; Cinética e equilíbrio químico; Ácido-base; Processo de transferência de elétrons.

    Clique aqui.

  • Estrutura, Política e Gestão Educacional (64 horas):

    A Educação no contexto sócio, econômico, político, histórico e legal brasileiro; Conceito de Sistema e organização escolar – o Sistema Educacional Brasileiro; A legislação educacional; As políticas públicas para a educação; Gestão educacional; Financiamento da educação; Formação do profissional da educação; A estrutura e a política para a educação no Estado do Ceará.

    Clique aqui.

  • Prática de Leitura e Produção de Textos (64 horas):

    Reconhecimento das características dos diferentes gêneros. Reconhecimento do universo em que se insere cada gênero. Exploração dos elementos envolvidos na atuação de interlocução. Exploração de recursos expressivos e formais recorrentes em cada gênero em função dos diferentes suportes e espaços de circulação. Estruturação de textos em função do planejamento e da sistematização de experiências.

    Clique aqui.

  • Tópicos de Física Moderna (96 horas):

    Relatividade Especial; Efeito Fotoelétrico; Efeito Compton; Raios X; Modelos Atômicos; Átomo de Bohr; Dualidade Onda-Partícula; Princípio de Incerteza; Tópicos de Mecânica Quântica; Física Nuclear.

    Clique aqui.

  • Prática de Ensino em Física I (208 horas):

    Estrutura operacional das práticas docentes de Ensino Fundamental nas séries terminais e Ensino Médio. Preparação e execução de projeto de ensino e aprendizagem inserido no contexto da escola.

    Clique aqui.

  • Introdução à Astronomia (64 horas):

    Astronomia na Antiguidade. Leis de Kepler. Teoria Newtoniana. Instrumentos Astronômicos. Astronomia Esférica. Medidas de dimensões, forma e distâncias dos astros. Movimentos da Terra e da Lua. Astronomia Solar. Astronomia Estelar. Astronomia Galáctica. Astronomia Extra-Galáctica. Cosmologia. Tópicos recentes em Astronomia; Desenvolvimento de material didático-pedagógico para ensino da Astronomia.

    Clique aqui.

  • Instrumentação e Prática no Ensino da Física Moderna  (64 horas):

    Experiências didáticas de Física Moderna. Simulações computacionais de sistemas físicos, práticas de laboratório, experiências de relevância histórica, problemas interativos, problemas-jogo, etc. Avaliação de textos e softwares de Física Moderna no Ensino Médio.

    Clique aqui.

  • Trabalho de Conclusão de Curso I (96 horas):

    Desenvolvimento, pelo aluno, de trabalho de graduação, vinculado à área de ensino de Física, sob orientação de um docente vinculado ao projeto, a ser concluído em Trabalho de Conclusão de Curso II.

    Clique aqui.

  • Prática de Ensino em Física II (208 horas):

    Estudo dos conteúdos de Física com abordagem interdisciplinar. Vivência de práticas educativas: Gestão de classe na escola (Estágio). Organização e produção de materiais didáticos.

    Clique aqui.

  • Língua Brasileira de Sinais (Libras)  (64 horas):

    Aspectos históricos, lingüísticos e neurológicos da Língua Brasileira de Sinais e suas relações com a educação dos surdos. Cultura e identidades surdas. Uso do espaço. Alfabeto datilológico. Números. Classificadores. Verbos. Uso de expressões faciais gramaticais. Frases declarativas, afirmativas, negativas, interrogativas e exclamativas. Vocabulário da Libras em contextos diversos. Diálogos em LIBRAS.

    Clique aqui.

  • História da Física (64 horas):

    A origem da Física. O nascimento da Física como ciência, Física Clássica; Física moderna, a Física na expansão industrial no século XX. O Desenvolvimento da Física no estado do Ceará.

    Clique aqui.

  • Trabalho de Conclusão de Curso II (96 horas):

    Desenvolvimento e conclusão, com apresentação de monografia, acompanhada de um seminário expositivo à classe, de atividades de pesquisa iniciadas pelo aluno em Trabalho de Conclusão de Curso I.

    Clique aqui.

  • Organização do Trabalho Escolar no Ensino da Física (64 horas)

    Clique aqui.

  • Matemática V (96 horas):


  • Estudos Sócio-históricos e Culturais da Educação (64 horas):

    Conceitos fundamentais à Sociologia, História e Antropologia para a compreensão da relação entre Educação e Sociedade. A interdisciplinaridade do pensamento pedagógico. Multiculturalismo e políticas educacionais de ação afirmativa.

  • Avaliação Educacional (64 horas):

    Conceitos de avaliação. Estudos sobre os sistemas de avaliação educacional –SAEB, ENEM, SINAES. Avaliação em sala de aula. Avaliação formativa e avaliação diagnóstica. Problemas e perspectivas na avaliação de aprendizagem. Construção de instrumentos de avaliação. Avaliação do processo ensino-aprendizagem. Uma escala alternativa de Avaliação.

  • Introdução à Estatística (64 horas):

    Técnicas de amostragem. Estatística descritiva: mensuração e medidas de sumarização (tendência central e dispersão). Estimação de parâmetros: intervalo de confiança para média e proporções. Utilização de planilha de cálculo. O tratamento da informação. Desenvolver, aplicar e avaliar projetos, envolvendo os procedimentos de coleta, organização análise e comunicação de dados. Prática de Ensino.

  • Educação Especial (64 horas):

    Educação especial no contexto da sociedade e da escola pública brasileiras. Políticas e desafios atuais. Características do aluno com deficiência sensorial, mental, motora e/ou outras dificuldades no desenvolvimento. Singularidades dos processos de desenvolvimento e de aprendizagem e suas implicações educacionais.

  • Introdução à Filosofia (64 horas):

    Quadro geral da gênese, da história e da formação do pensamento filosófico, evidenciando as múltiplas possibilidades de inter-relação entre política, ética e teoria do conhecimento. Principais representantes das filosofias clássica, medieval, moderna e contemporânea, com especial destaque para a Filosofia da Linguagem.

  • Introdução à Metodologia Científica (64 horas):

    A produção científica na universidade. O uso da biblioteca na exploração de documentação bibliográfica. Diretrizes para a interpretação de textos. Noções sobre método e conhecimento. Exercício teórico-prático de acesso a fontes de informação e de elaboração de relatório: a pesquisa bibliográfica e de campo.

  • Língua Portuguesa (64 horas):

    Importância e finalidades do uso correto da Língua Portuguesa na vida cotidiana e profissional. Conceitos lingüísticos: Língua falada e língua escrita, níveis de linguagem. Estruturação de períodos e de parágrafos. Estudo sistemático de ortografia, acentuação, pontuação, verbos, concordância, regência e colocação. Produção de textos. Estruturação de textos técnicos. Utilização dos mecanismos discursivos e lingüísticos de coerência e coesão textuais.