Programa de disciplinas

Programa de disciplinas

Programa de Disciplinas da Química

  • Educação a Distância (64 HORAS)

    Apresentação e Ambientação no Solar; Introdução em EAD; Autonomia em EAD; Tecnologia da Informação e Comunicação em EAD; A Educação Baseada na Web. Clique aqui.
  • Química I (96 HORAS)

    A teoria focaliza: reações químicas em suas relações quantitativas de massa (estequiometria), calor e variações energéticas com relação a produtos formados e/ou decompostos. Modelos teóricos dos átomos (estrutura atômica eletrônica dos átomos), classificação periódica dos elementos químicos e ligações químicas. A parte experimental atua como um complemento (verificação) dos problemas e discussões apresentados no transcorrer das aulas teóricas. Clique aqui.
  • Sociologia da Escola (32 HORAS)

    A educação como tema da Sociologia, Sociologia geral e da Educação. Bases sociológico-metodológicas da Educação. Educação e Sociedade. Educação como política social do estado. A função social da escola na produção do saber e na formação da cidadania. Estudo da relação Trabalho e Educação. Educação e sistema social (noção de sistema, ator e papel social). Educação: socialização, integração e controle. Educação: seleção estratificação e mobilidade. Escola, currículo e professor. Clique aqui.
  • Segurança e Técnica de Laboratório (64 HORAS)

    Segurança no laboratório. Aferição de instrumentos. Preparo de solução. Técnicas de separação de misturas. Tratamento estatístico de dados experimentais. Propriedades físicas e aplicações: índice de refração; ponto de fusão; ponto de ebulição; ponto de fulgor; densidade; viscosidade; pressão de vapor. Clique aqui.
  • Química II (96 HORAS)

    Focaliza temas como: ligações químicas sob o aspecto molecular; propriedades das soluções e de sistemas coloidais; aspectos cinéticos, termodinâmicos das reações químicas com conceitos sobre ácidos e bases e oxidação-redução. Clique aqui.

  • Introdução ao Cálculo (64 HORAS)

    Conjuntos numéricos e operações: números naturais, números inteiros, números racionais e números reais. Funções e equações: funções de 1º e 2º graus e equações do 1º e 2º graus. Razão, proporção, regra de três, geometria analítica no plano: coordenadas no plano, distância entre dois pontos, equação da reta. Clique aqui.

  • Prática de Leitura e Produção de Textos (64 HORAS)

    Reconhecimento das características dos diferentes gêneros. Reconhecimento do universo em que se insere cada gênero. Exploração dos elementos envolvidos na atuação de interlocução. Exploração de recursos expressivos e formais recorrentes em cada gênero em função dos diferentes suportes e espaços de circulação. Estruturação de textos em função do planejamento e da sistematização de experiências. Clique aqui.

  • Física Introdutória I (64 HORAS)

    Grandezas físicas e sistemas de unidades; Conceitos de cinemática e movimentos unidimensionais; Composição de movimentos; Movimentos circulares; Força e movimento – leis de Newton; Gravitação; Trabalho e Energia; As leis de conservação de momento e energia. O oscilador simples; Ondas mecânicas; Propagação sonora; Fenômenos acústicos; Mecânica de fluidos; Princípio de Pascal; Princípio de Arquimedes; Equação da continuidade; Equação de Bernoulli, Calor e temperatura – propagação do calor e dilatação térmica; Transições de fase; Teoria cinética dos gases. Clique aqui.

  • Educação e Cidadania (32 HORAS)
  • Língua Portuguesa (64 HORAS)

    Importância e finalidades do uso correto da Língua Portuguesa na vida cotidiana e profissional. Conceitos lingüísticos: Língua falada e língua escrita, níveis de linguagem. Estruturação de períodos e de parágrafos. Estudo sistemático de ortografia, acentuação, pontuação, verbos, concordância, regência e colocação. Produção de textos. Estruturação de textos técnicos. Utilização dos mecanismos discursivos e lingüísticos de coerência e coesão textuais. Clique aqui.

  • Física Introdutória II (64 HORAS)

    Eletrostática: Carga elétrica. Campo elétrico. Lei de Gauss. Potencial elétrico. Dielétricos e capacitores. Condutores e isolantes. Corrente elétrica e resistência. Lei de Ohm. Circuitos elétricos de corrente contínua. Campo magnético. Leis de Ampère e Faraday. Indutância. Magnetismo. Ondas Eletromagnéticas. Clique aqui.

  • Informática Educativa (64 HORAS)

    A informatização da sociedade e o desafio da inclusão digital; Definição, campo, e métodos da Informática Educativa; tendências atuais da informática educativa; Diferentes usos do computador na educação: tipos de software educativo. A informática nas escolas de ensino fundamental e médio; Introdução ao uso do computador como ferramenta no ensino de áreas específicas de conhecimento. A informática educativa e sua interdisciplinaridade. Clique aqui.

  • Cálculo Diferencial e Integral (96 HORAS)

    Conjunto dos números reais. Álgebra elementar. Coordenadas cartesianas retangulares e obliquas. Equações de Cônicas, Funções: elementares, polinomiais, trigonométricas, logarítmicas e exponenciais. Prática de Ensino. História da Matemática relacionada aos conteúdos. Clique aqui.

  • Física Experimental (48 HORAS)

    Instrumento de medidas elétricas. Circuitos elétricos elementares. Resistências lineares e não lineares. Transferência de potência. Propriedades do campo magnético. F.E.M induzida. Transformadores. Clique aqui.

  • Química Inorgânica Teórica (96 HORAS)

    Estrutura Atômica, Estrutura de sólidos simples. Teoria das ligações e estrutura molecular. Química dos compostos de coordenação. Introdução à química de organometálicos. Clique aqui.

  • Psicologia da Educação II (64 HORAS)

    Processo de desenvolvimento humano: aspecto psicomotor, cognitivo e sócio-afetivo. Processo de comunicação humana: determinantes habilidades e dificuldades. Relações professor – aluno e identidade profissional. Clique aqui.

  • Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem na Adolescência (64 HORAS)

    Concepções básicas sobre o desenvolvimento e aprendizagem do ser humano. Conceito e características da adolescência. Desenvolvimento sócio-afetivo e cognitivo. Crises na adolescência. Fatores psicológicos no processo ensino/aprendizagem: percepção, atenção, motivação, memória e inteligência. Distúrbios na aprendizagem. Avaliação da Aprendizagem. Clique aqui.

  • Química Orgânica I (96 HORAS)

    Teoria estrutural, hidrocarbonetos alifáticos, hidrocarbonetos aromáticos, álcoois fenóis e éteres, compostos de enxofre, haletos orgânicos, compostos nitrogenados, aldeídos e cetonas, ácidos carboxílicos e derivados. Clique aqui.

  • Didática I (64 HORAS)

    Educação e Didática na Realidade Contemporânea: O Professor, O Estudante e o Conhecimento; A Natureza do trabalho Docente; Concepções de Ensino; A Sala de Aula e seus Eventos; Planejamento e Gestão do Processo de Ensino-Aprendizagem. Clique aqui.

  • Metodologia do Ensino em Química (64 HORAS)

    Estrutura operacional das práticas docentes de ensino fundamental nas séries terminais e ensino médio. Preparação e execução de projeto de ensino e aprendizagem inserido no contexto da escola. Estudo dos conteúdos de química com abordagem interdisciplinar. Vivência de práticas educativas: Organização e produção de materiais didáticos. Clique aqui.

  • Aprendizagem mediada pelo computador (64 HORAS)

    O conceito de mediação dentro de diversas teorias da aprendizagem; Noções de software educativos e sua avaliação do ponto de vista da aprendizagem. Elaboração e aplicação de projetos educativos envolvendo software educativos no ensino de conteúdos diversos (Matemática, Ciências, Língua Portuguesa etc). Clique aqui.

  • Química Inorgânica Descritiva (96 HORAS)

    Oxidação e redução do hidrogênio. Metais alcalinos e alcalinos terrosos. Boro, alumínio e elementos do grupo do carbono. Silício e elementos do grupo do nitrogênio, fósforo e elementos do grupo do oxigênio. Enxofre e elementos do grupo Halogênio, Gases Raros e Metais de transição. Clique aqui.

  • Química Orgânica II (96 HORAS)

    Estereoquímica. Reações orgânicas. Reações de adição eletrofílica a ligação C C e C C. Reações de substituição nucleofílica em carbono saturado. Reações de substituição eletrofílica em compostos aromáticos. Reações de adição nucleofílica em compostos carbonilados. Reações de substituição nucleofílica em compostos carbonilados. Clique aqui.

  • Físico-Química I (96 HORAS)

    Comportamento dos gases, a 1a lei da termodinâmica, termoquímica, 2a e 3a leis da termodinâmica, equilíbrio químico. Líquidos e Fenômenos de Superfície, Equilíbrio, Soluções, Equilíbrio entre Fases em Sistemas de Vários Componentes. Clique aqui.

  • Estrutura, Política e Gestão Educacional (96 HORAS)

    A Educação no contexto sócio, econômico, político, histórico e legal brasileiro; Conceito de Sistema e organização escolar – o Sistema Educacional Brasileiro; A legislação educacional; As políticas públicas para a educação; Gestão educacional; Financiamento da educação; Formação do profissional da educação; A estrutura e a política para a educação no Estado do Ceará. Clique aqui. .

  • Química Analítica Qualitativa (96 HORAS)

    Fundamentos teóricos e práticos da análise qualitativa, separação e identificação de cátions e ânions. Clique aqui.

  • História da Química (64 HORAS)

    A origem da Química. O nascimento da Química como ciência, a Química moderna, o início da Química no estado do Ceará e a química na expansão industrial no século XX. A História da Química no Ceará. Clique aqui. 

  • Química Orgânica III (64 HORAS)

    Análise dos constituintes de extratos naturais e de fototerápicos, utilizando cromatografias em camada delgada e gasosa. Espectroscopias na região do infravermelho e Ressonância Magnética Nuclear de Hidrogênio. Síntese e caracterização de compostos orgânicos com atividade biológica, utilizando espectroscopias de ultravioleta, infravermelho e Ressonância Magnética Nuclear de Hidrogênio. Clique aqui.

  • Físico-Química II (96 HORAS)

    Radioatividade e Química Nuclear. Clique aqui.

  • Química Analítica Quantitativa (96 HORAS)

    Complexiometria com EDTA. Potenciometria e espectrofotometria na região do visível. Clique aqui.

  • Prática de Ensino em Química I (150 HORAS)

    Estrutura operacional das práticas docentes de ensino fundamental nas séries terminais e ensino médio. Preparação e execução de projeto de ensino e aprendizagem inserido no contexto da escola. Clique aqui.

  • Introdução à Metodologia Científica (64 HORAS)

    A produção científica na universidade. O uso da biblioteca na exploração de documentação bibliográfica. Diretrizes para a interpretação de textos. Noções sobre método e conhecimento. Exercício teórico-prático de acesso a fontes de informação e de elaboração de relatório: a pesquisa bibliográfica e de campo. Clique aqui.

  • Química de Materiais (64 HORAS)

    Introdução a Química dos Materiais. Classificação dos materiais. Estrutura cristalina dos materiais metálicos e cerâmicos. Densidade absoluta. Materiais não cristalinos. Materiais poliméricos. Polímeros naturais e sintéticos. Estruturas poliméricas. Condutividade elétrica. Supercondutores. Opacidade, translucidez e cor em materiais. Clique aqui.

  • Química Ambiental (96 HORAS)

    Química das águas, solos e atmosfera, Poluição ambiental, Legislação ambiental vigente. Clique aqui.

  • Prática de Ensino em Química II (150 HORAS)

    Estudo dos conteúdos de química com abordagem interdisciplinar. Vivência de práticas educativas: Gestão de classe na escola. Organização e produção de materiais didáticos. Clique aqui.

  • Monografia (100 HORAS)

    Elaboração e defesa de uma monografia. Clique aqui.