Programa de disciplinas

Programa de disciplinas

1º SEMESTRE

  • Educação a Distância (64 horas):

    Apresentação e Ambientação no Solar; Introdução em EAD; Autonomia em EAD; Tecnologia da Informação e Comunicação em EAD; A Educação Baseada na Web.

  • Língua Inglesa I – A: Compreensão e Produção Oral (64 horas):

    Introdução às situações prático-discursivas da língua inglesa mediante o uso de estruturas léxico-gramaticais de nível inicial para o desenvolvimento das habilidades comunicativas de ouvir e falar, sensibilizando o aluno para os aspectos sócio-culturais e interculturais das comunidades falantes desta língua.

  • Língua Inglesa I – B: Compreensão e Produção Escrita(64 horas):

    Introdução às situações prático-discursivas da língua inglesa mediante o uso de estruturas léxico-gramaticais de nível inicial para o desenvolvimento das habilidades comunicativas de ler e escrever, sensibilizando o aluno para os aspectos sócio-culturais e interculturais das comunidades falantes desta língua.

  • Teorias de Língua e de Segunda Língua (64 horas):

    Estudo dos conceitos básicos de língua e segunda língua, tendo em vista a história das idéias lingüísticas, tendências atuais, métodos e procedimentos de análise.

2º SEMESTRE

  • Língua Inglesa II – A: Compreensão e Produção Oral (64 horas):

    Estudo das situações prático-discursivas da língua inglesa mediante o uso de estruturas léxico-gramaticais de nível pré intermediário para o desenvolvimento das habilidades comunicativas de ouvir e falar, sensibilizando o aluno para os aspectos sócio-culturais e interculturais das comunidades falantes desta língua.

  • Língua Inglesa II – B: Compreensão e Produção Escrita (64 horas):

    Estudo das situações prático-discursivas da língua inglesa mediante o uso de estruturas léxico-gramaticais de nível pré intermediário para o desenvolvimento das habilidades comunicativas de ler e escrever, sensibilizando o aluno para os aspectos sócio-culturais e interculturais das comunidades falantes desta língua.

  • Fundamentos da Literatura em Língua Inglesa (64 horas):

    Estudo dos fundamentos teóricos dos estudos literários. Apresentação de aspectos essenciais da teoria, análise e crítica dos gêneros, com o objetivo de criar um repertório teórico na língua meta e aprender métodos e técnicas para a leitura, análise e interpretação do texto literário.

  • Fundamentos da Linguística Aplicada (64 horas):

    Estudo do objeto e conceitos básicos da linguística aplicada, tendo em vista a história das idéias linguísticas, tendências atuais, métodos e procedimentos de análise.

3º SEMESTRE

  • Língua Inglesa III – A: Compreensão e Produção Oral (64 horas):

    Estudo das situações prático-discursivas da língua inglesa, mediante estruturas léxico-gramaticais de nível intermediário para o desenvolvimento das habilidades comunicativas de ouvir e falar, sensibilizando o aluno para os aspectos sócio-culturais e interculturais das comunidades falantes desta língua.

  • Língua Inglesa III – B: Compreensão e Produção Escrita (64 horas):

    Estudo das situações prático-discursivas da língua inglesa, mediante estruturas léxico-gramaticais de nível intermediário para o desenvolvimento das habilidades comunicativas de ler e escrever, sensibilizando o aluno para os aspectos sócio-culturais e interculturais das comunidades falantes desta língua.

  • Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem na Adolescência (64 horas):

    Concepções básicas sobre o desenvolvimento e aprendizagem do ser humano. Conceito e características da adolescência. Desenvolvimento sócio-afetivo e cognitivo. Crises na adolescência. Fatores psicológicos no processo ensino/aprendizagem: percepção, atenção, motivação, memória e inteligência. Distúrbios na aprendizagem. Avaliação da Aprendizagem.

5º SEMESTRE

  • Língua Inglesa V – A: Compreensão e Produção Oral  (64 horas):

    Estudo de situações prático-discursivas da língua inglesa, mediante estruturas léxico-gramaticais de nível avançado para o desenvolvimento das habilidades comunicativas de ouvir e falar, com ênfase nos aspectos sócio-culturais e interculturais das comunidades falantes desta língua.

  • Língua Inglesa V – B: Compreensão e Produção Escrita (64 horas):

    Estudo de situações prático-discursivas da língua inglesa, mediante estruturas léxico-gramaticais de nível avançado para o desenvolvimento das habilidades comunicativas de ler e falar, com ênfase nos aspectos sócio-culturais e interculturais das comunidades falantes desta língua e ampliação da investigação de diferentes gêneros textuais.

  • Literatura em Língua Inglesa I (64 horas):

    A prosa na literatura inglesa: conto, romance e não-ficção dos séculos XVIII ao século XX.

  • Estrutura, Política e Gestão Educacional (64 horas):

    A Educação no contexto sócio, econômico, político, histórico e legal brasileiro; Conceito de Sistema e organização escolar – o Sistema Educacional Brasileiro; A legislação educacional; As políticas públicas para a educação; Gestão educacional; Financiamento da educação; Formação do profissional da educação; A estrutura e a política para a educação no Estado do Ceará.

6º SEMESTRE

  • Fonologia Suprasegmental da Língua Inglesa I (64 horas):

    Estudo e prática da tonicidade e dos padrões de entoação (sintáticos e pragmáticos) da língua inglesa, com atenção também aos aspectos regionais e dialetais característicos dos seus diferentes elementos linguístico-culturais.

  • Literatura Inglesa II (64 horas):

    Visão panorâmica da literatura britânica, com referência a autores pertencentes à Commonwealth (especialmente irlandeses).

  • Estudos Sócio-históricos e Culturais da Educação(64 horas):

    Conceitos fundamentais à Sociologia, História e Antropologia para a compreensão da relação entre Educação e Sociedade. A interdisciplinaridade do pensamento pedagógico. Multiculturalismo e políticas educacionais de ação afirmativa.

7º SEMESTRE

  • Teorias e Princípios da Aquisição de Segunda Língua (64 horas):

    Estudo das teorias e princípios de aquisição e de desenvolvimento de segunda língua. Explicitação e discussão de vários modelos teóricos recentes de processos de aquisição e aprendizagem de segunda língua. Distinção entre aquisição e aprendizagem e repercussões no ensino. Análise do conceito e das fases de interlíngua.

  • Literatura em Língua Inglesa III (64 horas):

    Análise dos elementos constitutivos da linguagem poética através do estudo de obras de autores relevantes de língua inglesa. Investigação literária de textos representativos dos estilos de época, da Idade Média ao Modernismo e à Contemporaneidade. Visão panorâmica das múltiplas possibilidades da linguagem poética e das diferentes maneiras de interpretar suas manifestações. Estudo do discurso poético e suas condições sócio-históricas de produção e recepção.

  • Didática I (64 horas):

    Educação e Didática na Realidade Contemporânea: O Professor, O Estudante e o Conhecimento; A Natureza do trabalho Docente; Concepções de Ensino; A Sala de Aula e seus Eventos; Planejamento e Gestão do Processo de Ensino-Aprendizagem.

8º SEMESTRE

  • Literatura em Língua Inglesa IV (64 horas):

    Abordagem de temas específicos relacionados à literatura de língua inglesa. Exposição sistemática de pesquisas acadêmicas relevantes para essa literatura. Aplicação teórica e pratica de investigação literária. Análise de obras representaivas da literatura em língua inglesa, considerando os temas em foco na disciplina.

  • (Disciplina Opcional II) (64 horas)

9º SEMESTRE

  • Estágio de Observação de Aulas de Inglês(32 horas):

    Estágio de observação, análise e relato das práticas pedagógicas utilizadas no ensino das habilidades linguísticas e comunicativas da língua inglesa e/ou em escolas de nível Fundamental e Médio.

10º SEMESTRE

  • Língua Brasileira de Sinais (Libras)  (64 horas):

    Aspectos históricos, linguísticos e neurológicos da Língua Brasileira de Sinais e suas relações com a educação dos surdos. Cultura e identidades surdas. Uso do espaço. Alfabeto datilológico. Números. Classificadores. Verbos. Uso de expressões faciais gramaticais. Frases declarativas, afirmativas, negativas, interrogativas e exclamativas. Vocabulário da Libras em contextos diversos. Diálogos em LIBRAS.

  • Estágio II: Ensino das habilidades comunicativas da Língua Inglesa (96 horas):

    Prática didático-pedagógico com base em métodos e técnicas específicas utilizadas no ensino de língua estrangeira para o desenvolvimento das habilidades linguísticas e comunicativas da língua inglesa.

  • Estágio III: Ensino da Língua Inglesa em escolas de nível fundamental e médio (96 horas):

    Prática didática-pedagógica com base nos PCN+ e nas Orientações Curriculares para o ensino de língua inglesa em escolas de nivel fundamental e médio.

DISCIPLINAS OPTATIVAS

ATIVIDADE COMPLEMENTAR

Atividade Complementar (200 horas)