Guia do Aluno

Guia dos Novatos

Então você foi selecionado para um curso de graduação à distância da UFC?

Hora de arrumar o material escolar e iniciar seu primeiro ano letivo!
Mas, primeiro, têm algumas coisas que precisamos contar para você.

1. Matrícula

No primeiro semestre, a matrícula é realizada automaticamente.
Os estudantes aprovados já são inscritos nas disciplinas obrigatórias.

Qualquer dúvida pode ser esclarecida diretamente na Coordenação do seu Polo de Apoio presencial.

2. Solar e SIGAA

Os dois sistemas são as principais ferramentas do estudante de EaD. Assim que receber login e senha, acesse ambos e entenda como funcionam.


Solar é o ambiente virtual de aprendizagem (AVA) da UFC. É uma sala de aula virtual, onde o aluno pode assistir às aulas e interagir com tutores e colegas. No Solar é possível:

  • Visualizar aulas e material complementar, como links, vídeos, pdfs e áudios;
  • Tirar dúvidas e discutir o conteúdo com os tutores;
  • Conversar com os colegas e receber avisos sobre as atividades da disciplina;
  • Realizar atividades de classe e tarefas de casa.

Acesse: solar.virtual.ufc.br
Veja os nossos Tutoriais.


Se o Solar é a sala de aula, o SIGAA é a Secretaria do curso.
É lá que o aluno se matricula e acompanha suas notas e faltas. No SIGAA você pode, entre outras coisas:

  • Realizar matrículas (a partir do 2º semestre);
  • Acompanhar suas notas e faltas no final do semestre;
  • Verificar grade curricular e ementas das disciplinas;
  • Emitir histórico.

Acesse: si3.ufc.br
Veja os nossos Tutoriais.

Não perca nenhuma data importante! Acesse aqui o calendário acadêmico.

3. Polos de Apoio

Além das atividades online, você também precisa visitar seu polo de apoio, onde se aplicam provas e se realizam tarefas práticas. Os polos possuem salas de aula, biblioteca, laboratórios de informática, laboratórios para práticas de física, química e dentre outros. Eles também dão suporte aos alunos para sanar dúvidas e resolver problemas.

Visite seu Polo e anote telefones e e-mail da Coordenação. Ele é uma parte fundamental da sua formação acadêmica.

4. Aproveitamento de disciplinas

Se você fez outros cursos de graduação e quer aproveitar as disciplinas, é só pedir o aproveitamento, de preferência, assim que ingressar no curso.
A solicitação deve ser feita no seu Polo de Apoio presencial, com os documentos:

  • Formulário de requerimento de aproveitamento de estudos. Para acessar, clique aqui;
  • Histórico(s) da(s) Instituição(ões) de Ensino em que cursou as disciplinas que deseja aproveitar (Contendo nota e frequência e assinado pela instituição que o emitiu);
  • Ementa (programa) das disciplinas da Instituição onde as cursou (também assinados).

Obs: O histórico e as ementas (programas) devem ser imprescindivelmente assinados e carimbados pela instituição emissora. Os documentos fora desse padrão não serão recebidos e, consequentemente, nenhum processo será aberto.

Aproveite para ler o projeto pedagógico do seu curso! Ele está disponível aqui no nosso site, no menu de cada curso sob a seção Documentos e Formulários.

FIQUE ATENTO!

Verifique as mensagens do Solar e seu e-mail com frequência, pois são por esses meios que professores, secretários e coordenadores entrarão em contato com o você!

Visite nossos canais de comunicação e redes sociais e fique por dentro das novidades, oportunidades e informações relevantes sobre os cursos EAD e a Universidade em geral!

Acesse:

Guia dos Veteranos


Quer você esteja no segundo ou no último semestre, temos tudo o que você precisa saber aqui.
Acesse os nossos Tutoriais para dicas de como proceder no Solar e SIGAA.
Leia as Normas Geraise entenda como funcionam as graduações a distância (EAD) da UFC.

1. Matrícula

A partir do segundo semestre você precisa realizar sua matrícula no SIGAA durante o período determinado no calendário acadêmico. Fique atento às datas, não perca o período de matrículas, nem o de ajuste! Caso tenha alguma dúvida, procure a coordenação de seu polo.

Não perca nenhuma data importante!

Acesse o Calendário Acadêmico aqui.

2. Segunda Chamada

Perdeu o dia da prova? Você tem direito a uma segunda chamada, mas só nos seguintes casos:

  • Doença ou doença/óbito na família (até 2º grau);
  • Atividade profissional no mesmo dia e horário da prova;
  • Obrigações civis/militares no mesmo dia e horário da prova;
  • Ocorrências de força maior que impeça seu comparecimento à prova (que possa ser comprovada!).

Para solicitar a segunda chamada, você precisa preencher o requerimento padrão em até 3 (três) dias úteis contados depois da prova em primeira chamada e encaminhar para o Coordenador da disciplina/Prof. titular.

Baixe o Requerimento de Segunda Chamada aqui

Ao fim de cada semestre suas notas são lançadas no SIGAA. Verifique sempre se estão todas corretas!

3. Reprovação por frequência

Se você faltar a mais de 25% dos encontros presenciais e online, você pode reprovar por frequência. Cuidado: Com duas reprovações por falta em uma mesma disciplina ou quatro reprovações por falta em disciplinas diferentes, você vai ter a matrícula bloqueada e poderá até ter a matrícula cancelada definitivamente!
Se não puder terminar uma disciplina, lembre-se que é melhor sempre reprovar por nota do que por falta.

4. Estágio Supervisionado

Para fazer o estágio supervisionado dos cursos de licenciatura é preciso:

  • Um Convênio formal entre a UFC e o Governo Público Municipal ou Estadual que mantém as escolas;
  • Um Termo de Compromisso entre a escola conveniada e você, aluno.

No arquivo abaixo, você encontra orientações sobre o que fazer, quem procurar e onde buscar mais informações.

Baixe as Orientações sobre Estágio Supervisionado aqui

Lembrando que o estágio é supervisionado, ou seja, se você já for um educador, suas horas de ensino antes da assinatura do termo não vão contar para essa atividade.

5. Atividades Complementares

Atividades complementares são atividades que você pode fazer fora da faculdade para complementar sua formação. Elas podem ser desde atividades culturais até a organização de um evento acadêmico, passando por cursos on-line, monitorias, dentre outras.

Na UFC Virtual, 200h da carga total de cada curso devem ser preenchidas por Atividades Complementares. E, mais importante, elas devem ser validadas antes que você se forme, de preferência com um semestre de concluir as disciplinas!

São consideradas atividades complementares aquelas realizadas de forma extracurricular e devidamente registradas nas áreas de:

I – docência;

II – pesquisa;

III – extensão;

IV – artístico-culturais e esportivas;

V – participação e/ou organização de eventos;

VI – experiências ligadas à formação profissional e/ou correlatas;

VII – produção técnica e/ou científica;

VIII – vivências de gestão;

IX – outras atividades normatizadas por cada coordenação de curso.

Arquivos:

Resolução Nº 07/CEPE/2005 – Sobre Atividades Complementares nos Cursos de Graduação da UFC

Formulário de Atividades Complementares

Tudo o que você precisa saber sobre: Atividades Complementares.

6. Pedido de Diploma

Você terminou o curso e está livre e graduado!
Mas espera só mais um pouquinho, vamos te ensinar a pedir seu diploma.
Todos os diplomas dos cursos de graduação da UFC são emitidos pela Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD). Para solicitar o seu, você precisa entregar o formulário de solicitação acompanhado dos seguintes documentos, no polo de apoio presencial, em período determinado pela Secretaria Acadêmica junto com a seguinte documentação:

  • Formulário de solicitação de diploma. Para acessar, clique aqui;
  • Cópia RG;
  • Certidão de quitação eleitoral;
  • Cópia da reservista (para homens);
  • Nada consta expedido por uma das bibliotecas da UFC (Não precisa se for da biblioteca do polo de apoio presencial).

7. IRA

A sigla IRA representa o Índice de Rendimento Acadêmico do aluno, ou seja, a média do estudante no curso. A nota máxima do IRA é 10.000 pontos, enquanto um IRA satisfatório pode ser de 7.000 a 7.500 pontos.

Nessa nota entram aprovação por média, aprovação por avaliação final, reprovação por nota, reprovação por frequência e trancamento parcial, entre outros fatores. Alguns itens vão pesar mais ou menos, mas estão todos normatizados em fórmula específica:


Em que:

T = somatório de carga horária das disciplinas trancadas;

C = somatório de carga horária das disciplinas cursadas ou trancadas;

Ni = nota final da disciplina “i”;

Ci = carga horária da disciplina “i”;

Pi = período em que a disciplina “i” foi cursada, obedecendo à seguinte limitação: Pi = mínimo{6, semestre em que a disciplina foi cursada}. Nas disciplinas anuais, será considerado o semestre de início delas.

O IRA pode ser critério para seleções de concursos internos e externos, além da seleção de bolsas de estágio e bolsas de estudo. Quanto maior a nota média das disciplinas e quanto menos reprovações e trancamentos parciais tiver durante a vida acadêmica, maior será sua pontuação do IRA.

8. Avaliações Presenciais

Durante o semestre, você será avaliado de duas maneiras: pelas atividades online realizadas no Solar e pelas provas presenciais, geralmente aplicadas nos Polos de Apoio. Cada conjunto de atividade tem seu peso na média da disciplina.
A média de avaliações virtuais tem peso 4 e a média de avaliação presencial tem peso 6. Ou seja, não basta fazer bem as atividades online e tirar nota baixa na prova presencial!
O cálculo para ser aprovado por média é o seguinte:
M = (MAV) x 0,4 + (MAP) x 0,6, no qual M é igual a nota média da disciplina, MAV a nota média das avaliações virtuais e MAP a nota média das avaliações presenciais. Você será aprovado por média se obtiver nota igual ou maior que 7,0.
Acesse: OFÍCIO CIRCULAR Nº 001/2009

9. Aproveitamento de disciplinas

Caso o aluno tenha realizado outros cursos de graduação ou similares e queira aproveitar as disciplinas concluídas em outros cursos da UFC ou em outras instituições de ensino é preciso dar entrada em um processo de aproveitamento de disciplinas/estudos, de preferência, já quando ingressar no curso.

A solicitação pode ser requerida durante o semestre letivo no polo de ensino presencial. É recomendável que o aluno junte a documentação de todas as disciplinas que julgue equivalência para registro de apenas um único processo.

Veja a relação dos documentos obrigatórios abaixo:

  • Formulário de requerimento de aproveitamento de disciplinas. Acesse aqui
  • Histórico(s) da(s) Instituição(ões) de Ensino em que cursou as disciplinas que deseja aproveitar (contendo nota e frequência);
  • Ementa (programa) das disciplinas da Instituição onde as cursou.

Obs: O histórico e as ementas (programas) devem ser imprescindivelmente assinados e carimbados pela instituição emissora. Os documentos fora desse padrão não serão recebidos e, consequentemente, nenhum processo será aberto.

10. Distinção Acadêmica

A Universidade Federal do Ceará concederá, anualmente, aos alunos que concluírem os seus cursos de graduação, as distinções acadêmicas: SUMMA CUM LAUDE, MAGNA CUM LAUDE e CUM LAUDE.

Cada distinção, em seu diferente grau, será concedida de acordo com o desempenho do aluno.

O requerimento deverá ser entregue na coordenação de cada curso em período previsto no Calendário Acadêmico.

Veja quais são os pré-requisitos para conseguir esse selo de honraria no seu diploma:

I – concluir o curso no período de tempo padrão previsto pelo Projeto Pedagógico registrado na Pró-Reitoria de Graduação;

II – não ter mais de 20% da carga horária prevista para o seu curso obtida por meio de aproveitamentos internos ou externos;

III _ não ter reprovações nem trancamentos em componentes curriculares;

IV – não ter sofrido qualquer sanção disciplinar; V – ter Índice de Rendimento Acadêmico Individual (IRA) igual ou superior a 8.500 (oito mil e quinhentos)

Importante: A distinção acadêmica só poderá ser requerida imediatamente logo após o aluno colar grau.

O aluno que concluiu o seu curso em anos anteriores à data estabelecida no Calendário Acadêmico não poderá solicitar a honraria.

Arquivos:

Veja aqui a Portaria n° 41/2018

Veja aqui a Resolução nº 45/2018

11. Ouvidoria

Você conhece a Ouvidoria? Ela é o espaço de acolhimento para receber, examinar e encaminhar todas as sugestões, reclamações, críticas, elogios e denúncias dos alunos. Seu retorno pode nos ajudar aperfeiçoar o processo de trabalho dentro da instituição.
Contato: ouvidoria@virtual.ufc.br

Veja as FAQ e tire todas as suas dúvidas ou entre em contato com a coordenação do seu polo de apoio presencial.