Programa de disciplinas
1º SEMESTRE
-
Língua Espanhola I – A: Compreensão e Produção Oral (64 horas):
Introdução às situações prático-discursivas da língua espanhola mediante o uso de estruturas léxico-gramaticais de nível inicial para o desenvolvimento das habilidades comunicativas de ouvir e falar, sensibilizando o aluno para os aspectos sócio-culturais e interculturais das comunidades falantes desta língua.
-
Língua Espanhola I – B: Compreensão e Produção Escrita (64 horas):
Introdução às situações prático-discursivas da língua espanhola mediante o uso de estruturas léxico-gramaticais de nível inicial para o desenvolvimento das habilidades comunicativas de ler e escrever, sensibilizando o aluno para os aspectos sócio-culturais e interculturais das comunidades falantes desta língua.
-
Teorias de Língua e de Segunda Língua (64 horas):
Estudo dos conceitos básicos de língua e segunda língua, tendo em vista a história das idéias lingüísticas, tendências atuais, métodos e procedimentos de análise.
-
Educação a Distância (64 horas):
Apresentação e Ambientação no Solar; Introdução em EAD; Autonomia em EAD; Tecnologia da Informação e Comunicação em EAD; A Educação Baseada na Web.
2º SEMESTRE
-
Língua Espanhola II – A: Compreensão e Produção Oral (64 horas):
Estudo das situações prático-discursivas da língua espanhola mediante o uso de estruturas léxico-gramaticais de nível pré intermediário para o desenvolvimento das habilidades comunicativas de ouvir e falar, sensibilizando o aluno para os aspectos sócio-culturais e interculturais das comunidades falantes desta língua.
-
Língua Espanhola II – B: Compreensão e Produção Escrita (64 horas):
Estudo das situações prático-discursivas da língua espanhola mediante o uso de estruturas léxico-gramaticais de nível pré intermediário para o desenvolvimento das habilidades comunicativas de ler e escrever, sensibilizando o aluno para os aspectos sócio-culturais e interculturais das comunidades falantes desta língua.
-
Fundamentos da Literatura em Língua Espanhola (64 horas):
Estudo dos fundamentos teóricos dos estudos literários. Apresentação de aspectos essenciais da teoria, análise e crítica dos gêneros, com o objetivo de criar um repertório teórico na língua meta e aprender métodos e técnicas para a leitura, análise e interpretação do texto literário.
-
Fundamentos da Linguística Aplicada (64 horas):
Estudo do objeto e conceitos básicos da lingüística aplicada, tendo em vista a história das idéias lingüísticas, tendências atuais, métodos e procedimentos de análise.
3º SEMESTRE
-
Língua Espanhola III – A: Compreensão e Produção Oral (64 horas):
Estudo das situações prático-discursivas da língua espanhola, mediante estruturas léxico-gramaticais de nível intermediário para o desenvolvimento das habilidades comunicativas de ouvir e falar, sensibilizando o aluno para os aspectos sócio-culturais e interculturais das comunidades falantes desta língua.
-
Língua Espanhola III – B: Compreensão e Produção Escrita (64 horas):
Estudo das situações prático-discursivas da língua espanhola, mediante estruturas léxico-gramaticais de nível intermediário para o desenvolvimento das habilidades comunicativas de ler e escrever, sensibilizando o aluno para os aspectos sócio-culturais e interculturais das comunidades falantes desta língua.
-
Panorama Histórico – Social da Literatura em Língua Espanhola (64 horas):
Abordagem do panorama da literatura em língua espanhola, em que se acentuam os processos históricos e sua relação com as características estéticas, ideológicas e temáticas de suas obras.
-
Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem na Adolescência (64 horas):
Concepções básicas sobre o desenvolvimento e aprendizagem do ser humano. Conceito e características da adolescência. Desenvolvimento sócio-afetivo e cognitivo. Crises na adolescência. Fatores psicológicos no processo ensino/aprendizagem: percepção, atenção, motivação, memória e inteligência. Distúrbios na aprendizagem. Avaliação da Aprendizagem.
4º SEMESTRE
-
Língua Espanhola IV – A: Compreensão e Produção Oral (64 horas):
Estudo de situações prático-discursivas da língua espanhola, mediante estruturas léxico-gramaticais de nível avançado para o desenvolvimento das habilidades comunicativas de ouvir e falar, com ênfase nos aspectos sócio-culturais e interculturais das comunidades falantes desta língua.
-
Língua Espanhola IV – B: Compreensão e Produção Escrita (64 horas):
Estudo de situações prático-discursivas da língua espanhola, mediante estruturas léxico-gramaticais de nível avançado para o desenvolvimento das habilidades comunicativas de ler e falar, com ênfase nos aspectos sócio-culturais e interculturais das comunidades falantes desta língua e ampliação da investigação de diferentes gêneros textuais.
-
Morfologia da Língua Espanhola (64 horas):
Estudo e análise dos problemas fundamentais da morfologia espanhola.
-
Fonologia da Língua Espanhola (64 horas):
Princípios de fonética e descrição fonológica da Língua Espanhola.
5º SEMESTRE
-
Língua Espanhola V – A: Compreensão e Produção Oral (64 horas):
Estudo de situações prático-discursivas da língua espanhola, mediante estruturas léxico-gramaticais de nível avançado para o desenvolvimento das habilidades comunicativas de ouvir e falar, com ênfase nos aspectos sócio-culturais e interculturais das comunidades falantes desta língua.
-
Língua Espanhola V – B: Compreensão e Produção Escrita (64 horas):
Estudo de situações prático-discursivas da língua espanhola, mediante estruturas léxico-gramaticais de nível avançado para o desenvolvimento das habilidades comunicativas de ler e falar, com ênfase nos aspectos sócio-culturais e interculturais das comunidades falantes desta língua e ampliação da investigação de diferentes gêneros textuais.
-
Literatura em Língua Espanhola I (64 horas):
Estudo dos aspectos histórico-literários hispânicos desde o período de formação da Península Ibérica ao Renascimento.
-
Didática I (64 horas):
Educação e Didática na Realidade Contemporânea: O Professor, O Estudante e o Conhecimento; A Natureza do trabalho Docente; Concepções de Ensino; A Sala de Aula e seus Eventos; Planejamento e Gestão do Processo de Ensino-Aprendizagem.
6º SEMESTRE
-
Fonologia da Língua Espanhola II (64 horas):
Aprofundamento dos aspectos segmentais e suprasegmentais da língua espanhola, com ênfase na reflexão sobre a produção oral do aluno.
-
Sintaxe da Língua Espanhola (64 horas):
Estudo e análise dos problemas fundamentais da sintaxe do espanhol.
-
Literatura em Língua Espanhola II (64 horas):
Estudo dos aspectos literários do período Barroco ao Neoclássico na Espanha e na América Hispânica.
-
Estudos Sócio-históricos e Culturais da Educação (64 horas):
Conceitos fundamentais à Sociologia, História e Antropologia para a compreensão da relação entre Educação e Sociedade. A interdisciplinaridade do pensamento pedagógico. Multiculturalismo e políticas educacionais de ação afirmativa.
7º SEMESTRE
-
Literatura em Língua Espanhola III (64 horas):
Estudo dos aspectos literários do período Pré-romântico ao Realista na Espanha e na América Hispânica.
-
Teorias e Princípios da Aquisição de Segunda Língua (64 horas):
Estudo das teorias e princípios de aquisição e de desenvolvimento de segunda língua. Explicitação e discussão de vários modelos teóricos recentes de processos de aquisição e aprendizagem de segunda língua. Distinção entre aquisição e aprendizagem e repercussões no ensino. Análise do conceito e das fases de interlíngua.
-
Estrutura, Política e Gestão Educacional (64 horas):
A Educação no contexto sócio, econômico, político, histórico e legal brasileiro; Conceito de Sistema e organização escolar – o Sistema Educacional Brasileiro; A legislação educacional; As políticas públicas para a educação; Gestão educacional; Financiamento da educação; Formação do profissional da educação; A estrutura e a política para a educação no Estado do Ceará.
-
Práticas Orais (Disciplina Opcional I) (64 horas):
8º SEMESTRE
-
Literatura em Língua Espanhola IV (64 horas):
Estudo dos aspectos literários do Modernismo à atualidade na Espanha e na América Hispânica.
-
Estágio I: Teoria e Prática do Ensino-Aprendizagem da Língua Espanhola (64 horas):
Práticas reflexivas sobre as atuais abordagens de ensino e os princípios norteadores dos procedimentos metodológicos para o ensino e aprendizagem das habilidades lingüísticas e comunicativas da língua espanhola e dos sistemas da língua espanhola.
-
Tópicos de Língua Espanhola I (Disciplina Opcional II) (64 horas):
-
Língua Espanhola Texto e Discurso (64 horas):
Estudo dos processos e estratégias de textualização na construção do sentido do discurso e do texto em língua espanhola.
9º SEMESTRE
Introdução aos gêneros acadêmicos; Resumo; Resenha; Artigo; Projeto científico e Monografia.
-
Ensino-Aprendizagem de Línguas Mediado por Tecnologias Digitais (64 horas):
Conceito de mediação de aprendizagem por novas tecnologias dentro de diversas teorias de aquisição de segunda língua; Aplicação e avaliação de programa de software e de ferramentas multimídia para aprendizagem de segunda língua.
-
Estágio de Elaboração e Aplicação de Material Didático (96 horas):
Avaliação, planejamento, elaboração e aplicação de materiais pedagógicos diversos e adequados ás necessidades e aos interesses dos aprendizes de inglês como língua estrangeira.
-
Estágio de Observação de Aulas de Espanhol (32 horas):
Estágio de observação, análise e relato das práticas pedagógicas utilizadas no ensino das habilidades linguísticas e comunicativas da língua espanhola e/ou em escolas de nível Fundamental e Médio.
-
Tópicos da Literatura (Disciplina Opcional III) (32 horas):
10º SEMESTRE
-
Língua Brasileira de Sinais (Libras) (64 horas):
Aspectos históricos, lingüísticos e neurológicos da Língua Brasileira de Sinais e suas relações com a educação dos surdos. Cultura e identidades surdas. Uso do espaço. Alfabeto datilológico. Números. Classificadores. Verbos. Uso de expressões faciais gramaticais. Frases declarativas, afirmativas, negativas, interrogativas e exclamativas. Vocabulário da Libras em contextos diversos. Diálogos em LIBRAS.
-
Estágio II: Ensino das Habilidades Comunicativas da Língua Espanhola (96 horas):
Prática didático-pedagógica com base em métodos e técnicas específicas utilizadas no ensino de língua estrangeira para o desenvolvimento das habilidades lingüísticas e comunicativas da língua espanhola.
-
Estágio III: Ensino da Língua Espanhola em Escolas de Nível Fundamental e Médio (96 horas):
Prática didático-pedagógica com base nos PCN+ e nas Orientações Curriculares para o Ensino de Língua Espanhola em escolas de nível Fundamental e Médio.
DISCIPLINAS OPTATIVAS
-
Práticas Orais em Língua Espanhola (64 horas)
-
Tópicos de Língua Espanhola I (64 horas)
-
Tópicos de Literatura em Língua Espanhola (32 horas)