
Licenciatura Plena
em Letras a Distância
Licenciatura
Veja as ementas das disciplinas do curso logo a seguir. (Clique no título de cada disciplina para baixar a ementa)
1º Semestre
Educação a Distância (64 horas)
Apresentação e Ambientação no Solar; Introdução em EAD; Autonomia em EAD; Tecnologia da Informação e Comunicação em EAD; A Educação Baseada na Web.
Introdução à Linguística (64 horas):
Estudo do objeto e conceitos básicos da linguística, tendo em vista a história das idéias linguísticas, tendências atuais, métodos e procedimentos de análise.
Teoria da Literatura I (64 horas):
Exame do texto literário como entidade discursiva resultante de um entrecruzamento de linguagens. Estudo de questões referentes às conceituações de Literatura e de Teoria da Literatura.
Língua Portuguesa: Fonologia (64 horas):
Estudo do sistema fonológico do Português, de sua realização fonética e sua relação com o sistema ortográfico.
2º Semestre
Leitura e Produção de Texto Acadêmico (64 horas):
Compreensão e Produção de textos acadêmicos na perspectiva da metodologia científica e da análise de gêneros.
Teoria da Literatura II (64 horas):
Estudo das doutrinas formadoras do conceito de gêneros literários; reflexão sobre teorias críticas que orientem a leitura investigativa do texto de feição literária.
Língua Portuguesa: Vocábulo (64 horas):
Estudo do vocábulo em língua portuguesa considerando processos de criação lexical, estruturação mórfica e articulação morfossintática nas diversas situações de uso.
Latim I: Língua e Cultura (64 horas):
Domínio das estruturas gramaticais latinas e seu funcionamento como fundamento das línguas românicas, máxime o português. Tradução de textos latinos com dificuldade gradual. Textos de Cultura Romana.
3º Semestre
Literatura Brasileira I (64 horas):
Estudo da Literatura Brasileira compreendendo as origens, o Barroco, o Arcadismo e o romantismo em seus aspectos históricos, formais e sócio-culturais.
Linguística: Formalismo (64 horas):
Estudo do formalismo em linguística: pressupostos teórico-metodológicos, vertentes e possibilidades de aplicação à descrição e à análise linguística.
Latim II: Língua e Cultura (64 horas):
Domínio das estruturas gramaticais latinas e seu funcionamento como fundamento das línguas românicas, máxime o português. Tradução de textos latinos com dificuldade gradual. Textos de Cultura Romana.
Língua Portuguesa: Frase (64 horas):
Estudo dos aspectos sintáticos, semânticos e pragmáticos da frase em língua portuguesa: elementos constitutivos, relações e processos de construção, estrutura informacional.
4º Semestre
Latim II: Língua e Cultura (64 horas)
Concepções básicas sobre o desenvolvimento e aprendizagem do ser humano. Conceito e características da adolescência. Desenvolvimento sócio-afetivo e cognitivo. Crises na adolescência. Fatores psicológicos no processo ensino/aprendizagem: percepção, atenção, motivação, memória e inteligência. Distúrbios na aprendizagem. Avaliação da Aprendizagem.
Língua Portuguesa: Frase (64 horas):
Estudo dos aspectos sintáticos, semânticos e pragmáticos da frase em língua portuguesa: elementos constitutivos, relações e processos de construção, estrutura informacional.
Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem na Adolescência (64 horas):
Domínio das estruturas gramaticais latinas e seu funcionamento como fundamento das línguas românicas, máxime o português. Tradução de textos latinos com dificuldade gradual. Textos de Cultura Romana.
Literatura Portuguesa I (64 horas):
Estudo da Literatura Portuguesa que compreende os seguintes períodos literários: Trovadorismo, Humanismo, Classicismo e Barroco.
5º Semestre
Linguística: Funcionalismo (64 horas):
Estudo do Funcionalismo em Lingüística: pressupostos teórico-metodológicos, vertentes e possibilidades de aplicação à descrição e à análise da linguística.
Estudos Sócio-históricos e Culturais da Educação (64 horas):
Conceitos fundamentais à Sociologia, História e Antropologia para a compreensão da relação entre Educação e Sociedade. A interdisciplinaridade do pensamento pedagógico. Multiculturalismo e políticas educacionais de ação afirmativa.
Literatura Brasileira II (64 horas):
Estudo da Literatura Brasileira, compreendendo os autores do Realismo-Naturalismo, do Parnasianismo e do Simbolismo.
Literatura Portuguesa II (64 horas):
Estudo da Literatura Portuguesa compreendendo os fundamentos teóricos, estéticos, e as principais obras dos autores que fizeram o Arcadismo, o Romantismo e o Realismo em Portugal.
6º Semestre
Estrutura, Política e Gestão Educacional (64 horas):
A Educação no contexto sócio, econômico, político, histórico e legal brasileiro; Conceito de Sistema e organização escolar – o Sistema Educacional Brasileiro; A legislação educacional; As políticas públicas para a educação; Gestão educacional; Financiamento da educação; Formação do profissional da educação; A estrutura e a política para a educação no Estado do Ceará.
Literatura Portuguesa III (64 horas):
Estudo da Literatura Portuguesa compreendendo os fundamentos teóricos, estéticos, e as principais obras dos autores que fizeram o Arcadismo, o Romantismo e o Realismo em Portugal.
Literatura Brasileira III (64 horas):
Estudo da Literatura Brasileira, abrangendo o Pré-Modernismo e Modernismo: décadas de 1920 e 1930.
Linguística de Texto (64 horas):
Estudo dos diferentes fatores que intervêm na organização textual-discursiva, com ênfase nos aspectos sócio-cognitivos e interacionais, nos processos de referenciação, nos fatores de textualidade, nos tipos de texto e nos gêneros do discurso.
7º Semestre
Literatura Brasileira IV (64 horas):
Estudo crítico-analítico da literatura brasileira, no período que se inicia com a geração de 45 e se estende à contemporaneidade em seu contexto histórico-cultural.
Literatura Portuguesa IV(64 horas):
Estudo que compreende a leitura e a análise das principais obras narrativas, líricas, críticas, ensaísticas e teatrais, de autores portugueses contemporâneos integrantes do Neo-Realismo e do Surrealismo, e daqueles que protagonizam a literatura nos dias em curso.
Semântica (64 horas):
Estudo das abordagens, dos modelos e das teorias explicativas do significado, enfatizando as principais teorias semânticas, tendências atuais, métodos e procedimentos de análise.
Didática I (64 horas):
Educação e Didática na Realidade Contemporânea: O Professor, O Estudante e o Conhecimento; A Natureza do trabalho Docente; Concepções de Ensino; A Sala de Aula e seus Eventos; Planejamento e Gestão do Processo de Ensino-Aprendizagem.
8º Semestre
Estágio em Ensino de Leitura(64 horas):
Estudo dos processos e mecanismos sócio-cognitivos, interacionais e linguísticos, para a formação do leitor e para o desenvolvimento da prática pedagógica da leitura, envolvendo a observação de aulas na escola.
Estágio em Ensino de Linguagem Oral e da Linguagem Escrita (64 horas):
Estudos das concepções de produção oral e escrita: aspectos sócio-cognitivos, interacionais e linguísticas suas implicações pedagógicas envolvendo a observação de aulas na escola.
Estágio em Ensino de Análise Linguística (64 horas):
Estudo dos processos e mecanismos sócio-cognitivos, interacionais e linguísticos, para a formação do leitor e para o desenvolvimento da prática pedagógica da leitura, envolvendo a observação de aulas na escola.
Estágio Supervisionado em Literatura I (64 horas):
Fundamentos históricos, culturais, estéticos e pedagógicos para a metodologia do ensino de Literaturas de Língua Portuguesa (níveis Fundamental II e Médio) e preparação, aplicação e análise de resultados de pesquisas sobre o ensino de Literaturas de Língua Portuguesa.
9º Semestre
Língua Brasileira de Sinais (Libras) (64 horas):
Aspectos históricos, linguísticos e neurológicos da Língua Brasileira de Sinais e suas relações com a educação dos surdos. Cultura e identidades surdas. Uso do espaço. Alfabeto datilológico. Números. Classificadores. Verbos. Uso de expressões faciais gramaticais. Frases declarativas, afirmativas, negativas, interrogativas e exclamativas. Vocabulário da Libras em contextos diversos. Diálogos em LIBRAS.
Estágio Supervisionado em Literatura II (96 horas):
Fundamentos históricos, culturais, estéticos e pedagógicos para a metodologia do ensino de Literaturas de Língua Portuguesa (níveis Fundamental II e Médio).
Estágio em Ensino de Língua Portuguesa(96 horas):
Planejamento e prática de atividades de aplicação dos conhecimentos e procedimentos técnico-pedagógico ao ensino da língua portuguesa no ensino fundamental e no ensino médio em articulação com os parâmetros curriculares nacionais e o projeto pedagógico da escola.